O logotipo (Logo) é basicamente a representação gráfica de uma empresa, produto, serviço ou entidade. A Identidade Visual é mais complexa, pois abrangente uma série de elementos desenvolvidos para reforçar a lembrança de uma Marca. Portanto, são utilizadas cores, formas, tipografia, símbolos e outros elementos pictóricos essenciais para o conjunto da obra.
Na prática, uma identidade visual pode ser aplicada em diversos meios, alguns exemplos:
Em suma, quanto mais pontos de contato, melhor. Mais lembrança será gerada na mente dos consumidores. Uma boa identidade visual deve ser sempre pensada para ser aplicada ao máximo de ambientes possíveis.
Por isso é primordial ter um Manual de Identidade Visual. Ele é o “manual de instruções” da Marca, onde determina como se deve trabalhar as cores, o logotipo, e todos os elementos para gerar a melhor lembrança possível, sem que a marca percas suas características mais importantes.
Vamos ver alguns exemplos da diferença entre logotipo e Identidade Visual de alumas Marcas famosas:
A Heineken por exemplo, possui seu logotipo global, mas ele por isso só, não é o suficiente para reforçar sua Marca.
Alguns elementos, as cores, a tipografia fazem com que a identidade visual seja percebida, gerando assim, lembrança de marca. Um valor intangível que faz com que seja memorável para seu público.
A estrela vermelha aplicada nos materiais publicitários, cria uma atmosfera única na identidade visual da marca.
As tonalidades de cor verde, intenso com suas variações, não são qualquer verde, são cores especificadas no manual de identidade visual (MIV), são simplesmente icônicas. Mesmo que o logotipo não esteja presente, a Marca é percebida.
A Netflix possui uma identidade visual forte também, vários pontos de contato fazem com que a Marca seja memorável. Mais que um trabalho de Identidade Visual bem aplicada, o Branding aqui se faz presente.
A vinheta de abertura em cada filme, a aplicação em impressos, a tipografia presente nos materiais gráficos, o logotipo da Netflix, aplicado como símbolo, assinatura de marca, logo em negativo etc. Sem perder sua identidade.
A diferença entre Identidade Visual e Logotipo é evidente em uma das marcas mais icônicas do mundo. A Apple utiliza muito bem isso em sua estratégia de Branding.
As aplicações da Marca minimalista (isso quando é aplicada), os elementos muito bem inseridos no contexto, harmonia das cores e formas e organização dos objetos, ajustados de forma tão milimétrica. Uma das marcas que melhor utilizam o poder do espaço em branco.
Bom esperamos ter ajudado a entender um pouquinho sobre a diferença entre Identidade Visual e Logotipo.
Estes são elementos fundamentais para o crescimento de empresas e entidades, quando bem desenvolvidos e aplicados de forma inteligente, podem alavancar e muito qualquer negócio.